Veterinário 24 horas em Santos:

Pet Shop e Banho e Tosa:

especialidade
especialidade

Oncologia

O câncer é uma das principais causas de morte entre cães e gatos. Porém, o diagnóstico precoce é um dos fatores principais na probabilidade de cura.

Há uma variedade de cânceres existentes. Em alguns países a prevalência do câncer chega a 47% nos cães e 32% nos gatos. Com o passar dos anos, os animais domésticos passaram a ter um novo espaço na vida das famílias, sendo integrantes das mesmas e tendo importância e cuidados equivalentes. Com a orientação frequente do médico veterinário, dietas balanceadas, exames periódicos, entre outros cuidados, os animais vivem mais, alcançam a senilidade e tornam-se mais vulneráveis a muitas doenças, entre elas, o câncer.

O oncologista veterinário tem como papel a orientação dos proprietários sobre os diversos cânceres existentes, desde a prevenção até o planejamento do tratamento. Muitos proprietários ainda acreditam que o fato de seu amigo, cão ou gato, ser diagnosticado com câncer já é um prenúncio de morte. Após o diagnóstico realizado a partir dos sintomas apresentados, avalição física e exames complementares, o médico veterinário oncologista irá orientar sobre qual tratamento será melhor indicado para cada caso.

Para alguns pacientes, poderá ser cirurgia oncológica associada à quimioterapia adjuvante (pós cirurgia). Para outros pacientes, como exemplo nas leucemias e linfomas, somente a quimioterapia e para outros ainda, será recomendado quimioterapia neoadjuvante (antes da cirurgia). Além de outras modalidades de tratamentos, tais como: criocirurgia, radioterapia e eletroquimioterapia. Alguns cânceres podem apresentar cura após o tratamento adequado, outros, controle da doença e manutenção da qualidade de vida. O principal objetivo do médico veterinário oncologista no tratamento oncológico, é que o paciente com câncer tenha uma vida normal, com qualidade e alegria.

Fale conosco:

Open chat